Hubert Rohden - Perfil Biográfico

Nasceu em Tubarão, Santa Catarina, Brasil. Fez estudos no Rio Grande do Sul.

Formou-se em Ciências, Filosofia e Teologia em Universidades da Europa – Innsbruck (Áustria), Valkenburg (Holanda) e Nápoles (Itália).

De regresso ao Brasil, trabalhou como professor , conferencista e escritor. Publicou mais de 60 (sessenta) obras sobre ciência, filosofia e religião, editadas pela Editora Vozes (Petropólis), União Cultural (S.Paulo), Editora Globo (Porto Alegre), Livraria Freitas Bastos (Rio de Janeiro), Fundação Alvorada e outras editoras. Vários livros de Huberto Rohden foram traduzidos em outras línguas, inclusive o Esperanto; alguns existem em braille, para institutos de cegos.

Rohden não se encontrava filiado em nenhuma igreja (*), seita ou partido político. Fundou e dirigia o movimento mundial Alvorada, com sede em S.Paulo.

(*) Embora na sua formação, e nos primeiros tempos da sua actividade, tenha pertencido à Companhia de Jesus, e tenha sido ordenado sacerdote na Igreja Católica, ao serviço da qual desenvolveu intensa actividade pastoral em especial na área da edição e na divulgação da boa imprensa, sempre em total consonância com o seu Bispo (D.Sebastião Leme, Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro); afastou-se voluntariamente, cerca de 20 anos mais tarde, devido a diversas e continuadas incompreensões e calúnias de que foi vitima por parte de alguns membros do clero do Brasil.

De 1945 a 1946 foi-lhe concedida uma bolsa de estudos para Pesquisas Científicas na Universidade de Princepton em New Jersey (Estados Unidos), onde conviveu com Albert Einstein e lançou os alicerces para o movimento de âmbito mundial da Filosofia Univérsica, tomando por base do pensamento e da vida humana a constituição do próprio Universo, evidenciando a afinidade entre Matemática, Metafísica e Mística.

Em 1946 , Huberto Rohden foi convidado pela American University de Washington, para reger as cátedras de Filosofia Universal e de Religiões comparadas, cargo esse que exerceu durante cindo anos.

Durante a 2ª Guerra Mundial foi convidado pelo Bureau of Inter-American Affairs, de Washington, para fazer parte do corpo de tradutores das notícias de guerra, do inglês para português. Ainda na American University de Washington, fundou a Brazilian Center, centro cultural brasileiro, com o fim de manter intercâmbio entre o Brasil e os Estados Unidos, sendo então seu presidente honorário Nereu Ramos.

Na capital dos Estados Unidos, Rohden frequentou, durante três anos, o Golden Lotus Temple, onde foi iniciado em Kriya Yoga por Swami Premananda, director hindu desse ashram.

Pelo fim da sua permanência nos Estados Unidos, Huberto Rohden foi convidado a fazer parte do corpo docente da nova Universidade Internacional Christian University (ICU), de Metaka (Japão), a fim de reger as cátedras de Filosofia Universal e Religiões comparadas; mas, devido à guerra na Coreia, a Universidade Japonesa não foi inaugurada, e Rohden regressou ao Brasil. Em São Paulo foi nomeado professor de filosofia na Universidade Mackenzie, cargo de que não tomou posse.

Em 1952, fundou em São Paulo a Instituição Cultural e Beneficente Alvorada, a qual desenvolve e mantém cursos permanentes, em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia, sobre Filosofia Univérsica e Filosofia do Evangelho, e fundou e dirigiu Casas de Retiro Espiritual (ashrams) em diversos Estados do Brasil.

Convidado pela TV Bandeirantes de São Paulo, Rohden realizou, durante três anos consecutivos, um programa semanal intitulado "Sabedoria dos Mestres", falando a milhões de telespectadores sobre o tema de autoconhecimento e auto-realização.

Em 1969, Huberto Rohden empreendeu viagens de estudo e experiência espiritual pela Palestina, Egipto, Índia e Nepal, realizando diversas conferências com grupos de yoguis na Índia.
Em 1976, Rohden foi chamado a Portugal para fazer conferências sobre auto-conhecimento e auto-realização. Em Lisboa lançou a semente para o futuro Centro de Auto-Realização Alvorada.
Ultimamente, Rohden residia na capital de São Paulo, onde permanecia alguns dias da semana, escrevendo e reescrevendo os seus livros, nos textos definitivos. Costumava passar três dias da semana na casa de retiros (Ashram), em contacto com a natureza, plantando árvores, flores ou trabalhando no seu apiário modelo.

Quando estava na Capital Rohden frequentava, periodicamente, a editora responsável pela edição de seus livros, dando-lhe inspiração e orientação cultural.

Fundamentalmente, toda a obra educacional e filosófica de Rohden reparte-se por quatro grandes segmentos:

A sede central da Instituição (Centro de Auto-Realização), em S.Paulo, onde são ministrados cursos e horas de meditação;

A Casa de Retiros (Ashram), situado a 70 quilómetros da Capital, onde se realizam periodicamente Retiros Espirituais de três dias completos;

A editora Martin Claret ,em São Paulo, que difunde a Filosofia Univérsica, através de livros e outros suportes;

Um grupo de dedicados e fiéis amigos, alunos e discípulos, que trabalham
na consolidação e continuação da sua obra educacional.

Às zero horas do dia 7 de Outubro de 1981, após longo internamento numa clínica naturista de São Paulo, aos 87 anos, o professor Huberto Rohden partiu deste mundo e do convívio de seus amigos e discípulos. As suas últimas palavras, em estado consciente, foram:

" Eu vim para servir a Humanidade ".

Rohden deixa, para as gerações futuras, um legado cultural e um exemplo de fé e trabalho, somente comparados aos dos grandes homens do nosso século.

1 comentário:

  1. Tenho encontrado nas obras desse grande pensador e reformulador de conceitos filosóficos comumente postos, respostas a diversos questionamentos de natureza esotérica. Infelizmente seus ensinamentos não alcançam um público mais amplo em razão do quase nenhum interesse em se fazer com que o homem PENSE e RACIOCINE; enfim, tenha um olhar mais crítico acerca do que ele REALMENTE É - um beneficiário da VIDA e integrante do maravilhoso COSMOS, a dádiva do LOGOS! Cosmos.

    ResponderEliminar